Pesquisar contedo no Portal
Receber textos por e-mail
 
 
 
 
ABDIAS NASCIMENTO
“Xangô e suas três mulheres”, nome do quadro que reproduz o cartaz, dá brilho e cor ao X Congresso Internacional de Humanidades palavra e cultura na América Latina: heranças e desafios, cujo tema central é “Diversidade cultural e integração latino-americana: diminuindo distâncias”.

A obra forma parte da exposição: Os orixás do Abdias, Pinturas e poesia de Abdias Nascimento. O artista plástico afro-brasileiro apresenta dentro dessa mostra os seguintes temas: 1. Religiosidade brasileira; 2. Arte brasileira; 3. Cultura negra no Brasil; 4. Identidade étnica; 5. Negros (Brasil).


Abdias diz, falando de sua pintura e do candomblé: “Os orixás dessas telas resultam das minhas próprias reflexões e aventuras do espírito no rastro de um problema que, para mim, mais do que uma questão artística ou acadêmica é uma exigência vital. Por isto, não me preocupam somente as formas estéticas, a distribuição de volumes no espaço ou o teor das cores. De primeiríssima importância é a peripécia espiritual e cultural do afro-brasileiro: a história e os deuses da religião exilada com meus antepassados”.

 




 
 

 
 


 
 
 
 


powered by